Olá, aqui é a Juju! Hoje vou falar para vocês tudo o que eu sei sobre as Ampulárias.
Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer à minha amiga Mírian Nunes, que me ensinou tudo o que eu sei sobre como cuidar delas e me ajudou a escrever esse post, e ao site Planetainvertebrados por todas as informações e dados importantes.
POMACEA DIFFUSA:
Tudo o que vocês devem aprender sobre a espécie, vocês irão encontrar AQUI: no artigo sobre a Pomacea diffusa, do Planetainvertebrados.
Não vale a pena eu repetir tudo aqui tendo essa fonte de dados tão boa e completa. Recomendo a leitura!
Bom agora que vocês já leram o artigo e conheceram bem a espécie, vamos aos cuidados, parametros e outras informações que vão ajudar vocês a manterem ampulárias mais saudáveis nos seus aquários.
Ampulária, variação Dourada |
PARÂMETROS DA ÁGUA:
1) Ph: O Ph ideal para as ampulárias é levemente alcalino, de 7,0(neutro) a 7,4(levemente alcalino) elas vivem muito bem. Sim elas irão aguentar Phs mais alcalinos e mais ácidos que essa faixa, mas não é o ideal e podem acabar morrendo mais cedo e desenvolvendo problemas na concha (falarei disso mais à frente).
2) Temperatura: As ampulárias gostam de águas frescas, temperaturas de 23ºC a 25ºC esão ótimas. Elas não se dão bem em águas muito quentes.
4) Dureza da Água/Cálcio: As ampulárias PRECISAM de uma água rica em cálcio para viverem. Se não houver cálcio na água, suas conchas começam a ficar corroídas e elas morrem mais cedo.
A dureza da água ideal para elas é a dura. Mas lembre-se que água dura não é sinônimo de cálcio, pois a dureza é a medida da concentração de íons de metais como o cálcio, magnésio, ferro e o zinco, e no teste da dureza a água pode aparecer como dura por uma alta concentração de magnésio por exemplo, e não conter cálcio suficiente. Por outro lado, é certo que na água mole não tenha cálcio pois tem baixo teor de todos esses elementos.
Para uma água equilibrada, com uma boa dureza, use reguladores de GH como "Equilibrium" ou "Replenish" da Sachem. Se apenas isso não adiantou, e suas ampulárias estão apresentando sinais de corrosão na concha, existem várias maneiras de adicionar cálcio na água, leia ESSE POST AQUI, para saber como.
Ampulária, variação Púrpura |
ALIMENTAÇÃO:
Na natureza as ampulárias comem os restos de matéria orgânica do ambiente. Folhas mortas e em decomposição são sua maior fonte de alimento (também de alimentam de animais mortos).
No aquário elas irão de alimentar dos restos de comida dos peixes e das algas presentes nos vidros e nas plantas, o que as torna boas faxineiras.
Se não sobra nada da comida dos seus peixes e pouco alimento chega no fundo, você pode alimentá-las com ração para peixes de fundo. Várias marcas de alimento para peixes possuem essa ração de fundo, muito usada para cascudos e crustáceos, elas são ótimas para as ampulárias também.
Para uma ampulária mais saudável com concha lisa e com cores vivas, eu recomendo complementar a alimentação delas com alimentos frescos e alimentos ricos em cálcio. Você pode fornecer a elas: pepino, abobrinha, folha de espinafre, couve e cenoura.
No meu aquário, onde mora um casal de ampulárias, eu coloco uma rodela de um desses alimentos frescos, por semana. Deixo apenas durante um dia no aquário e retiro no dia seguinte. A maioria desses alimentos boia, então é bom dar um jeito de que fiquem no fundo para que as ampulárias alcancem fácil. Aqui eu espeto a rodela em um palito de churrasco e espeto o palito no substrato. Algumas pessoas preferem até colocar as ampulárias uma ou duas vezes por semana, durante algumas horas, num outro recipiente, com o alimento fresco, para não sujar o aquário, como no meu aquário tenho muitos "faxineiros" (camarões e caramujos" posso colocar esses alimentos no aquário mesmo que no dia seguinte não tem mais nada.
Casal de ampulárias comendo cenoura |
OBS: Normalmente as ampulárias não comem as plantas do aquário A NÃO SER que estejam sem alimento, se elas não estiverem com alimento suficiente disponível podem tentar comer as plantas.
COMPATIBILIDADE COM OUTROS ANIMAIS:
NÃO COLOQUE PEIXES E ANIMAIS CARNÍVOROS E AGRESSIVOS COM AMPULÁRIAS.
Hehe, desculpem o "grito", mas eu preciso ser bem enfática nessa parte. Muita gente que me manda mensagem pedindo ajuda porque seu ciclídeo arrancou as antenas da ampulária, ou porque sua lagosta quebrou a concha da ampulária.. Então não ignorem essa parte, pelo bem e pela saúde do seu pet. Pesquise muito sobre os animais que você irá colocar com seu caramujo para não gerar nenhum sofrimento.
Qualquer peixe agressivo pode machucar a ampulária, mas principalmente peixes e animais carnívoros. Pitu, lagostin, carangueijo, são animais que irão querer E conseguir matar a ampulária para comer. Além dele peixes carnívoros em geral, principalmente os ciclídeos pois além de carnívoros são bem agressivos, também vão comer a ampulária, ou matá-la tentando.
Outros peixes menores também podem ser um problema, principalmente os que gostam de comer vermes e larvas, como os Bettas, Acarás,... pois eles confundem os tentáculos(antenas) das ampulárias com tais alimentos.
Outro peixe que trará problemas para as ampulárias, (mesmo as adultas), é a Mocinha, esse peixe é utilizado no controle de caramujos pequenos que se tornam praga, como Physa por exemplo, pois as Mocinhas são predadoras naturais de caramujos. No caso da ampulária adulta, ela não irá conseguir come-la inteira, mas irá arrancar suas antenas e qualquer outros pedaços que conseguir, matando a ampulária a longo prazo (elas também matam camarões).
Ampulárias são ideais para aquários comunitários, com peixes pacíficos e pequenos, se dão muito bem com paulistinhas, guppys/lebistes, cascudos, algae eatres (comedores de algas), camarões anões, outros caramujos, etc.
Como saber o sexo da sua ampulária:
http://jarapetsblog.blogspot.com.br/2014/07/identificando-o-sexo-da-ampularia.html
Sobre reprodução, filhotes, cachos de ovos, cuidados, etc:
http://jarapetsblog.blogspot.com.br/2014/07/de-cacho-de-ovos-bebes-ampularia.html
Ampulária, variação Jade (Macho) |
Filhotes (Comendo pepino) |
Até o próximo post,
Bjbj!