sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Pet tatu-bolinha, como cuidar e manter

Um dos meus tatuzinhos (espécie Armadillidium vulgare)
Oi, aqui é a Juju,
Hoje eu vim (finalmente) escrever para vocês um tutorial sobre tatuzinhos. Já estou devendo esse há um tempo hehe, espero que seja útil!

INTRODUÇÃO:

Tatuzinhos também são conhecidos como tatu-bolinha, bicho-de-conta, entre outros nomes. Em inglês são chamados de "Pill bugs", "Rolly Pollys", entre outros. Eu gosto sempre de falar para vocês como tal animal é chamado em inglês, pois temos pouquíssima informação sobre invertebrados e animais exóticos aqui nos sites do Brasil/em português, então sabendo o nome em inglês, conseguimos encontrar na internet muuuitas outras informações.

Bom existem inúmeras espécies de tatuzinhos (isópodos), desde uns aquáticos que nem vemos à olho nu, até uns africanos terrestres enormes! Nesse post vou falar especificamente sobre a espécie Armadillidium vulgare, pois é a que tenho em casa (no momento tenho 5 indivíduos que ganhei de presente de uma amiga querida que encontrou eles no jardim), PORÉM a grande maioria das informações desse post (se não todas) servem para outras espécies terrestres também.

Os Armadillidium vulgare são crustáceos que evoluíram a ponto de deixar a água e viver na terra, porém continuam sendo muito dependentes da água. Eles precisam de água até para RESPIRAR! Por tanto é muito importante para eles, viver em um ambiente bem úmido. Os tatus-bolinha são conhecidos assim por se fecharem em forma de bolinha para se defenderem dos predadores. Nem todas as espécies se fecham completamente, a maioria apenas se dobra, já o Armadillidium vulgare tem a capacidade de se fechar por completo numa esfera perfeitinha (é uma posição de defesa mas os meus muitas vezes dormem assim, semi enterrados em forma de bolinha).
IMPORTANTE: Se ficarem expostos ao sol, ou num ambiente seco, eles morrem. São muito sensíveis com relação à umidade.
Para informações mais aprofundadas sobre a espécie deem uma lida nesses dois links da wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Isopoda
https://en.wikipedia.org/wiki/Armadillidium_vulgare
Um dos meus tatuzinhos andando na minha mão
Os outros quatro. (Repare no que está fechadinho, que gracinha!)
CUIDADOS:

1. Alimentação:

- Folhas mortas e madeira em decomposição
 
- Complementar com legumes e alimentos ricos em cálcio e outros nutrientes (pepino, abobrinha, jiló, batata, cenoura, couve, espinafre...) 
---------------------------------------------------------
Na natureza os tatuzinhos são verdadeiros faxineiros. São agentes importantes na decomposição da matéria orgânica que fica no chão das florestas. Sua alimentação principal é madeira em decomposição e folhas mortas.
Para alimentar esses bichinhos em cativeiro você irá catar folhas mortas e se possível galhinhos e pedacinhos de madeira em decomposição e colocar no terrário para eles (calma, falaremos do terrário mais pra frente). Apenas tome cuidado com duas coisas: Primeiro, não bote madeiras resinosas como pinus pois podem ser tóxicas (se não sabe que madeira é, melhor não botar), e segundo antes de botar as folhas no seu terrário, dê uma boa inspecionada a procura de outros pequenos animaizinhos que possam vir junto, para não infestar seu terrário com outros animais indesejados.
(Quando eu catei folhas no quintal pela primeira vez por exemplo, me livrei de todos os minúsculos animais que estavam comendo as folhas mas deixei uma lesma que achei muito simpática e ela está morando junto com os tatuzinhos agora. Falarei mais a frente sobre manter espécies diferentes nesse terrário.)
Além disso é interessante você complementar a alimentação dos tatuzinhos para garantir que eles tenham acesso a todos os nutrientes que precisam e bastante cálcio. Então alimentos como pepino, abobrinha, jiló, batata, cenoura, couve, espinafre, etc, são muito bem vindos, mas lembre de lavar MUITO bem esses alimentos pois podem conter pesticidas e isso seria letal para os seus tatuzinhos. Mais uma coisa, por serem animais detritívoros, dificilmente vão comer alimento fresco, então não se incomode se o alimento parecer ficar velho pois é aí que eles vão gostar de comê-lo (apenas tire do terrário se estiver dando muito fungo e os tatuzinhos não estiverem dando conta de comer). Eu coloco apenas uma rodelinha por semana, de algum desses legumes, pois eles comem bem devagar.

Algumas folhas caídas que catei no jardim.

2. Condições climáticas e ÁGUA:

Os tatuzinhos gostam da temperatura ambiente, em torno de 25ºC. Até toleram mais calor que isso, desde que não fiquem ao sol nem num ambiente seco.
Já falamos sobre a importância da umidade para esses animais, mas além de precisarem de um ambiente úmido, eles precisam BEBER água. 
Para isso basta garantir que tenha sempre gotículas de água nas folhas, então lembre de borrifar água (filtrada ou destilada) todos os dias no terrário (Recomendo 2x ao dia, de manhã e de noite) para manter o substrato e as folhas sempre úmidos e ter sempre água pra eles beberem, só cuidado para não fazer poças.
Se você quiser, pode botar uma tampinha/pratinho com algodão molhado de onde eles podem beber água também, mas geralmente não há necessidade disso se você borrifar água todo dia.
Se você mora num lugar muito quente e acha que que o terrário está secando muito rápido, ou se você vai passar uns dias fora você pode botar no terrário, ao invés de uma tampinha com algodão, um bebedouro de passarinho (foto abaixo) com algodão na saída da água (o bebedouro aguenta uns 4 dias, no máximo uma semana, lembre que o ambiente também precisa estar úmido, não basta apenas ter uma fonte de água).

Bebedouro de passarinho com algodão na saída de água.
 
Exemplo de tampinha com algodão molhado


















3. Montando o terrário:

Para montar um terrário para os tatuzinhos você vai precisar de:
- Terrário/aquário de vidro com tampa (você também pode usar caixas de plástico, mas nada de madeira ou MDF. Lembre que vamos manter esse ambiente bem úmido, e a umidade estraga a madeira com o tempo.

- Substrato: eu recomendo o pó de fibra de côco. Na minha opinião é o melhor substrato para 99% dos terrarios, pois é limpo, natural, ecológico e retém bastante umidade. Coloque uma boa altura de substrato pois esses animais adoram se enterrar e fazer túneis por ele.
Pó de côco em bloco compacto da Coquim (Foto-Google)


Saco de pó de coco da Coquim


  







Pó de côco no terrário de vidro.
Lembre de borrifar água todo dia.
Ele deve estar sempre bem úmido (não deixe secar em hipótese alguma).
- Bastante folhas mortas cobrindo todo ou quase todo o substrato (os tatuzinhos adoram viver entre as folhas e em baixo delas, além de serem seu alimento principal são também seu esconderijo).

Terrário com folhas mortas e galhinhos velhos.
- Musgo: Não é essencial mas eles adoram! Eu gosto de usar nesse tipo de terrário o musgo esfagno (sphagnum), aquele muito utilizado como substrato para plantas carnívoras. Esse musgo retém muita água e ajuda a manter o ambiente bem úmido além de ser um ótimo esconderijo pros tatuzinhos. Você pode ter que trocar ele de tempos em tempos, ainda não testei a frequência mas venho adicionar a informação aqui quando tiver uma idéia melhor. (Estou tentando cultivar o esfagno em casa para ter sempre à mão, mas é fácil comprar pela internet, eu recomendo o Marcos Ono, ótimo vendedor e de confiança, é fácil achar ele no facebook, além do nome único, ele está em todos os grupos de plantas carnívoras.)
Musgo esfagno vivo, que estou cultivando em casa
- Cálcio: Teoricamente os tatuzinhos vão retirar dos alimentos todo o cálcio que precisam, mas eu já estou acostumada a colocar fonte extra de cálcio para meus outros animais (ampulárias, caramujos, baratas, etc...) então não me custa nada complementar o terrário dos tatuzinhos com um pedacinho de osso de siba, ou algumas conchas, ou uma pastilha de cálcio. Isso será consumido bem lentamente e só quando eles sentirem necessidade, então basta botar uma vez e deixar quieto.

Osso de siba da Pássaro forte
Pastilha de calcio CalSan

Terrário dos tatuzinhos
Terrário dos tatuzinhos (só por curiosidade, ele tem 12 litros)
4. Outros animais

É possível manter outros animais com os tatuzinhos. Na natureza, abaixo da folhagem no chão, existem inúmeros animais ajudando na decomposição de toda a matéria orgânica que ali cai e todos eles vivem em harmonia e se alimentam, basicamente, da mesma coisa. Você não deve manter um piolho de cobra africano com um tatuzinho europeu, pois certamente eles precisam de temperaturas diferentes, mas se você tem duas espécies que são compatíveis e precisam das mesmas condições, não há problemas.
Mas lembre que elas devem ser compatíveis. Por exemplo: algumas lacraias e tatuzinhos gostam da mesma temperatura e umidade, porém a lacraia é carnívora e pode matar/comer qualquer outro animal deixado perto ela. Portanto SEMPRE pesquise muito sobre o animal que quer manter antes de tomar qualquer atitude ok?
Essa é a espécie (Xystocheir sp.) de piolho-de-cobra que vive com meus tatuzinhos, tenho 3 deles.
É isso aí pessoal, qualquer dúvida basta comentarem aqui no post que eu recebo por e-mail e respondo assim que der! Espero que seja útil e ajude vocês com seus bichinhos. Bjbj!!
Tatuzinhos passeando pelas folhas mortas
Meu tatu-bolinha <3 indo se esconder

57 comentários:

  1. Oi Juliana! Excelente artigo!

    Fiquei com duas dúvidas:

    1 - Eu poderia congelar por um tempo as folhas/pedaços de madeira para "esterilizá-los"?

    2 - Tem problema enterrar a comida? Pensei em fazer isso para evitar moscas já que não uso tampa no terrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcelo!
      Bom, quanto a congelar, não vejo porquê não, na verdade é uma ótima ideia. Eu costumo ferver as coisas para esterelizar mas como os tatuzinhos vão comer as folhas tenho medo da fervura tirar as propriedades do alimento. Mas congelar é realmente uma ótima solução, só não sei o tempo, pois ja li sobre congelar por 48 horas colo ja li por uma semana então não sei qual é o tempo "seguro". Só experimentando mesmo, me conta depois se der certo aí :)
      Sobre enterrar a comida, eles até gostam q esteja semi enterrado, com um pouco do pó de côco em cima mas não enterrado no fundo, até porque pode mofar la em baixo e você não ver e depois estragar seu substrato.. Eu sugiro vc tampar o terrário mesmo, até pq os tatuzinhos conseguem escalar o vidro se ele estiver um tiquinho sujo..o mais seguro é tampar, mas vc pode simplesmente cortar um retangulo de tela de mosquiteiro e colocar em cima do terrario so pra nao entrar mosquinhas mesmo :)

      Excluir
  2. Oi Ju!
    Ficou lindo! (só agora li tudo) !!
    Sobre fibra de coco: em centimetros ou dedos o que seria uma boa altura?
    Já que não estamos falando de aquarios com água... talvez uma opção barata, + ecologica e bacana seria usar casca de ovos ao invés de osso de Siba...que tal?
    Sobre musgo: voce mantem os musgos vivos no terrario de tatuzinhos? Se sim como fica a ideia de Luz + Calor e, portanto, evaporação da umidade? Luz indireta natural pode?
    Parabens!!!
    E Obrigadoooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando obrigada!!!
      Olha recomendo uns 10cm de altura pro substrato pois esses animais adoram se enterrar e fazer túneis pela terra.
      Sobre o cálcio, acredito que a casca de ovo seja até uma opção mas ela não "solta" o calcio muito bem como o osso de siba ou as pastilhas que são pó prensado, a casca de ovo não é ideal pois é mais difícil pro animal retirar o calcio dela, mas serve sim só não é o ideal. Indo por esse caminho acho que melhor ainda é colocar conchas no terrário se possivel quebradas. Pode comprar aquele saquinho de aragonita em loja de aquarismo e botar um punhadinho no terrário. Só testando mesmo.. :)
      Jamais coloque os tatuzinhos na liz do sol, é realemente fatal para eles. Os de um amigo meu norreram só de pegar a luz do sol de uma janela então opte pela sombra sempre. O musgo esfagno sobrevive sem luz, só não fica bonito/verde por muito tempo. De tempos em tempos eu troco o musgo do meu terrário quandoa choq ele ta muito marrom (o que não significa que está morto basta botar ele no sol num pote fechado com bastante água que ele volta!). Sobre a umidade o musgo é otimo para o terrário, o esfagno é como uma esponja: ele retém muita umidade o que é bom para os tatuzinhos que adoram se enterrar nele e passear por ele. Borrifando 2x por dia vc consegue manter o musgo úmido eno terrário também.

      Excluir
    2. Uma sugestão: passar casca de ovo (seca) no liquidificador até que se transforme em pó fino. Misturar aos poucos clara de ovo até que se forme uma massa consistente. Moldar essa massa em forma de pastilhas e por no sol para secar. Desmoldar depois de secar. Armazenar o que for guardar em local seco e ventilado. Obs: a clara depois que seca une super bem o pó de casca de ovos, é uma cola natural

      Excluir
  3. Oi bom dia onde posso achar pó de cocô?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu sou o kauan tanque comprar em petshop ou em lojas de animais exótico ou pela internet

      Excluir
  4. Crio Cubaris murina e Porcellionides pruinosus, genial o osso de siba, estou indo comprar um agora mesmo

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde, posso usar terra como substrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu sou o kauan eu não acho bom pós pode ter microorganismo indejejaves ou pesticidas que pode ser fatal

      Excluir
    2. Não intencionalmente eu deixei um aquário com terra q antes tinha um musgo do lado externo da minha casa, após a morte do musgo os tatuzinhos brotaram ali e não param de se reproduzir. Acho que depois de um tempo a terra não faz mal a eles

      Excluir
  6. oi ju eu queria saber quantas vezes tem que borrifar água por que o meu eu borrifei bastante vezes faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu sou o kauan la tava escrito que tem que borrifar 2x por dia na manhã é de noite

      Excluir
  7. Oi tudo bem eu me chamo Iuri ,e quero criar um más estou com medo deles morrerem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 11 anos e crio 5 tatuzinhos.acabo de completar 3 meses com eles,e nem 1 morreu.se eu consigo,vc tbm consegue!<3<3<3:):-D

      Excluir
  8. eu crio besouros ercules e queria encrementar os tatus ao ambiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você comprou o besouro Hercule?

      Excluir
    2. Por favor me responde u queria tanto um besouro Hércules por favor

      Excluir
  9. Oi Juju, tudo bem, meu filho de 7 anos está muito interessado em criar tatuzinho, ele já pesquisou por ele mesmo um mooonte de info e até vídeos, como ele é bilíngue, vê muita coisa em inglês também. Nós vamos montar um terrário com caixa plástica. Mas eu tenho uma dúvida, quanto a tampar, pode tampar totalmente, eu acho que poderia sufocar os bichinhs... não tem que ter um "respiradouro"? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu sou o kauan eu acho que talvez pode colocar tela de mosquiteiro para dar a sirculação de ar

      Excluir
    2. Oii, você pode fazer dois furos grandes na tampa (um em cada extremidade) e colar um pedaço de tela em cada um pra haver uma passagem de corrente de ar; ou fazer vários furinhos ao longo da tampa. Não recomendo furar as paredes do pote pra eles não acabarem escapando

      Excluir
  10. eu tenho 9 anos e cuido de tatu bolas eu tenho um terrario mas n tem po de coco eu uso uma terra q tem no jardim tem problema?
    e outra eu n tenho folha seca entao coloquei algumas folhas e é num ode grande de plastico pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem! Desde que o pote tenha furinhos na tampa pra entrar ar. As folhas secas são importantes então peça aos seus pais para pegarem no jardim ou no parque e pesquise com eles como esterilizar as folhas <3

      Excluir
  11. Oi linda eu queria perguntar se posso colocar terra| terra vegetal como substrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus vivem e terra vegetal e não apresentaram nenhum problema

      Excluir
  12. eu posso deixar um tatu sosinho ou tenho que colocar outros no ambiente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tenho pó de coco posso deixar sem???

      Excluir
    2. Sempre bom ter mais de um, ideal alguns tipo uns cinco, pra eles procriarem e continuarem com a colônia por bastante tempo

      Excluir
  13. N tenho esse pó posso colocar terra?

    ResponderExcluir
  14. oii,toda vez pego pra cuidar ele morre EU JA MATEI UNS 6,ME AJUDAAAAA ELES MORREM E EU CHORO,EU MATEI UM FILHOTO FILHOTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyy, qual tem sido o problema? Vamos ver se posso te ajudar!

      Excluir
  15. Poderia me enviar uns? Pago o frete

    ResponderExcluir
  16. Oii eu queria saber se eu posso botar um piolho-de-cobra com eles ou se é uma espécie especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe qual a espécie do seu piolho de cobra? Se nas pesquisas mostrar que as condições ideias pra ele são como as dos tatuzinhos e ele não é carnívoro ou onívoro (predador) então tudo bem!

      Excluir
  17. Nao tenho po de coco posso colocar terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver o pó de coco o melhor é usar a terra de onde você os achou, ou uma terra fofa livre de agrotóxicos, pesticidas ou fertilizantes

      Excluir
  18. Oi Juju eu posso cuidar só de um tatuzinho ou é obrigatório ter mas de um ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é ter alguns da mesma especie porque eles vivem em grupos! Uns cinco já deve ser o suficiente para começar uma colônia

      Excluir
  19. Oi Ju,Pode ser pote de sorvete?pq eu não tenho aquário aqui em casa. E pode usar a terra que eu achei os tatu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, pode sim, mas lembra que quanto mais filhotes tiverem você vai ter que ou aumentar o pote ou dividir a colônia em potes diferentes! Pode usar a terra em que os achou sim, mas lembre de deixar ela úmida (não encharcada) e ter folhas e pedacinhos de madeira pra eles se esconderem <3

      Excluir
    2. Mas faça furinhos na tampa!!! Porque eles precisam de ar circulando e deixe sempre umido porque a umidade facilita a respiração dele <3

      Excluir
  20. oi tudo bem? queria saber o que eles comem, não quero dar nada de errado e acabar matando um ksks

    ResponderExcluir
  21. acabei nao lendo direito, foi mal ;-;

    ResponderExcluir
  22. Oi, dá pra colocar minhoca junto com os tatus? As minhocas também gostam de um ambiente úmido. Será que eles se dão bem?

    ResponderExcluir
  23. Oii gostaria de saber quantas horas ele pode sobreviver fora da terra sem estar disposto ao sol?

    ResponderExcluir
  24. Oiie eu tenho uma dúvida, se eu tampar o aquário eles conseguem Respirar lá dentro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tampa tem que ter furinhos ou alguma passagem de ar

      Excluir
  25. Oi eu queria saber se da para colocar eles em um terrario redondo e meio pequeno de 16cmx14cm 2,6litros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles se dão bem em espaços pequenos, mas o grupo não pode ser muito grande. Se o terrário tiver muitos deles o melhor é passar pra um recipiente maior ou dividir a colônia em outros recipientes

      Excluir
  26. Como reproduzir tatuzinho de jardim, se é facil, como saber macho e femea?

    ResponderExcluir