sexta-feira, 10 de julho de 2015

Como sexar sua Barata gigante de Madagascar

Oi gente tudo bem? Aqui é a Juju! Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu nada sobre as Baratas gigantes de Madagascar, comece AQUI, pois este post é apenas um passo a passo para você aprender a diferenciar os sexos dessa barata.

Bom vamos ao que interessa! Esse post eu escrevi com a ajuda da minha amiga Mírian Santos, e ele será útil tanto para quem faz criação como para quem tem as baratinhas como pet.
Minha primeira barata veio fecundada para mim (apesar do criador garantir que isso não aconteceria), então venho lidando com filhotes desde o início apesar de a principio não querer. Esses filhotes doei para um menino que os usaria como alimento vivo. Depois uma fêmea que doei para Mírian fugiu do terrário dela e entrou no terrário dos machos dela, e pronto, em minutos o estrago estava feito e nasceram os filhotes na casa da Mírian. O problema: Se os filhotes chegassem a maturidade juntos, logo iriam ter mais filhotes! Então precisávamos arrumar um jeito de sexar as baratas ainda jovens! Recentemente eu e ela que pouco conhecíamos sobre sexagem, principalmente quando se trata de baratas ainda jovens, descobrimos um método que iria resolver nossos problemas. Mas para o post não ficar desfalcado, falarei sobre todos os métodos de sexagem que conhecemos.

MANEIRAS DE SEXAR A BARATA GIGANTE DE MADAGASCAR:

1 - Chifres
A maneira mais fácil de ver e mais mencionada na internet, são os chifres. Ambos machos e fêmeas possuem chifres, porém os chifres das fêmeas são pequenas lombadas e os dos machos, quando adultos, são pontudos, altos e pronunciados para frente, pois eles os utilizam para brigar com outros machos ao disputar uma fêmea.
O lado ruim desse método é que os chifres do macho só aparecem quando ele faz a última ecdise (troca de "pele") o que ocorre quando ele chega à maturidade. Se você quer sexar as baratas desde cedo para separar os sexos e evitar que procriem, esse método não é indicado, pois até aparecerem os chifres, este macho provavelmente já vai ter cruzado com alguém.
Vou colocar aqui algumas fotos para ilustrar essa diferença:


Macho Adulto - Foto de Mírian Santos


Fêmea Adulta
Dimorfismo Sexual - Foto de www.joshfrogs.com

Última ecdise do macho, chifres aparecendo pela primeira vez - Foto de Mírian Santos

2 - Antena
Assim como o primeiro método esse só é perceptível quando a barata já é adulta, mesmo assim é bom saber. A antena dessas baratas possuem alguns micro pelos, porém as dos machos tem muito mais pelinhos que as das fêmeas. Olhando de longe a impressão é que a as antenas dos machos são mais espessas por conta dos pelos. Aqui algumas fotos e imagens para ilustrar essa diferença:

Diferença entre as antenas, fêmea e macho - Imagem de www.accessexcellence.org


3 - SEGMENTOS NA PONTA DO ABDOMEN
Pronto, finalmente um método realmente útil! Como descobrimos a pouco tempo, não temos certeza sobre a partir de que idade você pode perceber essa diferença nos filhotes, porém posso dizer seguramente que a partir de 4 a 5 meses é possível.
É o seguinte, na parte de baixo da barata você vai olhar para o ultimo segmento do abdomen. Na fêmea o último segmento é maior, mais alto/largo, já no macho há um último segmento bem pequeno, como se fosse o da fêmea dividido em dois. É complicado falar, então aqui vão as fotos que tiramos na casa da Mírian:

Fêmea

Macho

Conseguimos com esse método sexar em torno de 10 filhotes. Como encontramos apenas duas fêmeas elas ficaram comigo e a Mírian com todos os machos. Só para garantir vou deixar aqui mais algumas fotos da internet só para enfatizar!

Diferença no abdomen, fêmea e macho - Foto de www.google.com


Diferença no abdomen, fêmea e macho - Foto de www.ramapo.edu

Diferença no abdomen, macho e fêmea - Foto de www.2.bp.blogspot.com
 Espero que tenha sido útil para vocês! E aqui estão alguns links em inglês sobre o ciclo de vida e sexagem das baratas gigantes de Madagascar.
Bjbj!

http://pages.ramapo.edu/~spetro/lab_pdf/Roaches.pdf
http://users.usachoice.net/~swb/pet_arthropod/hiss.htm
http://www.accessexcellence.org/RC/CT/roach.php