segunda-feira, 25 de junho de 2018
Pet Marimo!
Olá, aqui é a Juju! Hoje eu vou falar sobre a Marimo, uma alga muito bonitinha e pouco conhecida aqui no Brasil.
As Marimos (Aegagropila linnaei) são originárias do Japão e da Escócia, naturalmente vivem em lagos de água fria. No Japão elas são muito famosas e conhecidas, seu nome Marimo em japonês significa "bola de alga". Lá são mantidas como pets por sua aparência fofinha e baixo custo e pouca manutenção quando comparado a um animal. Até executivos possuem marimos em seus escritórios, são uma grande atração, aliás no japão existe um festival dedicado apenas às Marimos. Elas são conhecidas lá por simbolizar amor e afeto e por isso é comum dar Marimos de presente para a pessoa que você gosta.
As Marimos chegam ao tamanho de uma bola de futebom, podem até chegar à 30cm de diametro. Infelizmente elas demoram MUITO para crescer, anos e anos, se estiverem nas condições ideais. Mesmo assim, não precisam de muito para viver e para ficarem bonitas, felpudas e verdinhas. Vou ensinar a vocês a manter Marimos saudáveis em casa.
As Marimos crescem em água (prefira a água filtrada, a que você usa para beber), elas preferem águas frias mas ficam bem até 25ºC. Águas mais quentes que isso não são recomendadas, elas não irão crescer e irão ficar feias e com o tempo marrons. Se as condições da água não estiverem ideais, até mesmo sua forma ela perde, criando várias imperfeições na sua forma esférica. Se você mora numa cidade muito quente e não consegue manter a água fresca no verão, você pode colocar sua Marimo na geladeira, para mantê-la saudável durante esse período. NUNCA a coloque no frizer, elas não sobrevivem ao congelamento.
É necessário fazer TPAs (Trocas parciais de água) uma vez por semana, ou a cada duas semanas no máximo. Como as Marimos não dependem de um substrato, elas usam os nutrientes da água, além da luz do sol, para produzir seu alimento, portanto a água deve ser constantemente renovada.
A fotossíntese é feita com a luz normal da sua casa e do dia, mas algumas horas na luz do sol da manhã são recomendadas para que ela se mantenha sempre bem verde. O ideal é não colocar direto ao sol, mas sim numa janela que receba luz indireta do sol.
Como mencionado antes elas não precisam de nenhum substrato para viver, nem de CO2 para crescer. Se seu aquário tiver injeção de CO2 pode ser que elas cresçam mais rápido mas não é garantido muito menos necessário.
Na natureza elas se reproduzem soltando pequenos pedaços, que com o tempo se enrrolam e formam novas bolinhas. Se você quer multiplicar/reproduzir suas marimos, basta abrir uma com as mãos, dividir em duas, enrrolar até formar uma bolinha e esperar que comecem a se desenvolver de novo.
A Marimos podem boiar eventualmente, isso é normal. Algumas vezes por juntar bolhinhas de ar em baixo delas que fazem com que elas boiem, outras elas simplesmente estão "procurando" mais luz. Depois de um tempo voltam a afundar.
Você vai precisar mexer na sua Marimo frequentemente, para trocá-la de lugar e posição. Se ela ficar muitos dias seguidos pousada no mesmo lugar, pode começar a criar pontos marrons aonde está apoiada pela falta de luz no local. Então crie o hábito de movê-las de vez em quando. Se sua Marimo estiver marrom, ou com pedaços marrons, coloque em uma iluminação melhor e troque a água mais frequentemente. Lembre de mover sua Marimo para que os pontos marrons peguem luz.
LINKS ÚTEIS:
- Marimo na wikipédia
- Canal no youtube da Wendi Phan (Essa menina entende TUDO de Marimos, e eu aprendi muita coisa com ela, vale a pena assistir todos os vídeos dela sobre Marimos, tem muita informação)
Bjbj!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário