segunda-feira, 28 de julho de 2014

Bom, Bonito e BARATA

Foto de google.com
Olá, aqui é Juju! Vim aqui falar com vocês sobre BARATAS! 
"Mas de estimação Juju?" Siiiim! As baratas comuns são conhecidas como animais sujos, pois vivem no esgoto do ser humano e se alimentam de qualquer matéria orgânica e restos. Também é conhecida como praga pois se reproduz com tamanha facilidade.
Mas estou aqui para falar sobre outro tipo de barata, aquelas comumente usadas como alimento vivo para répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos predadores como os Louva-a-Deus. Existem várias espécies de baratas usadas como alimento vivo como a Dubia, a Red Runner,...Mas hoje vamos falar de uma que dá umótimo Pet!
A Barata gigante de Madagascar (Gromphadorhina portentosa) em inglês "Giant Hissing Cockroach". O termo "Hissing" é dado por conta do barulhinho que ela faz ao ser molestada ou ao se sentir ameaçada.
Foto de flickr.com/photos/shannonmarlowduplessis
Agora falando apenas sobre a barata gigante de Madagascar:  além de um ótimo alimento vivo por conta da alta taxa de proteína, ela é muito comum como bicho de estimação nos EUA, na China, no Japão, etc. Mas porquê?
(Ótimo sobre a espécie (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=7vjNKxA2CN4 )

BOM:
- As baratas gigantes de Madagascar são ótimos pets, pois são muito CALMAS! Se comparadas com outras espécies de baratas.
-
São lentas e mais fáceis de manusear.
- Pacíficas, não mordem,
completamente inofensivas para o ser humano.
- Ótimo animal para crianças devido seu baixo custo, necessidade de poucos cuidados e nenhuma de atenção. (Muito melhor que um hamster que precisa de limpeza semanal e atenção, ou um peixinho que precisa de limpeza constante, manutenção, trabalho e dinheiro para manter.)


Kristie Reddick e sua barata - Foto de earthfix.org

BONITO:
- Vamos trocar bonito por interessante já que por pressão da sociedade, filmes, desenhos e por conta da fama da barata comum, você possa considerar a gigante de Madagascar um pouco feia.
- Um animal muito legal para se observar em seu terrário. Assim como peixes em um aquário.
- Seu jeitão devagar
facilita e torna muito interessante e fácil observá-la.



Foto de imgur.com
 
Minhas duas baratas, Manga e Sansa


BARATO:
- São animais baratos, vendidos por entre 10,00 a 20,00 reais

- Não te farão gastar fortunas com veterinários
- Precisam de pouquíssimo espaço para viver bem e feliz. Um aquário/terrário de pelo menos 30 litros está bom para duas baratinhas (com tampa bem vedada e entrada de ar). Para terem uma idéia de como é fácil, as minhas viveram durante bastante tempo numa caixa organizadora de plástico de 40 litros, que custou uns 30 reais. (Para ver o tutorial de como montar um terrário com uma caixa dessas clique aqui)

- Precisam de um pouco de água, que você pode disponibilizar em uma tampinha com um algodão molhado
- Comem quase qualquer matéria orgânica! Mas precisam de calcio e proteína. Dê 
legumes e verduras, de preferência folhas escuras como espinafre e couve, são ricas em cálcio. Dê frutas de vez em quando, elas adoram (você pode dar cascas de fruta que sobram da sua cozinha), e não se esqueça da proteína, a melhor opção é dar ração de gato ou cachorro, pois tem bastante proteína e dura bastante tempo no terrário sem estagar. Mas você também pode de vez em quando dar pequenos pedaços de ovo cozido, presunto, etc, apenas lembre que essas coisas estragam rápido e devem ser retiradas do terrário no mesmo dia no máximo no dia seguinte (com uma alimentação balanceada, variada, natural e fresca irá gerar um animalzinho mais saudável com uma vida muito mais longa, elas vivem em torno de 3~4 anos se bem cuidadas). 
Resumindo:
> disponibilizar o tempo todo ração de gato ou cachorro rica em proteína
> complementar 3 vezes na semana com alimentos frescos e ricos em cálcio e outros nutrientes como: Couve, Espinafre, Pepino, Abobrinha, Abóbora, Cenoura, Frutas em geral.
> lembre-se de trocar alimentos frescos TODO dia para não mofar/apodrecer

-
Se você esquecer de dar comida um dia ou dois elas não vão morrer, irão diminuir seu metabolismo para aguentar a espera. Na verdade dizem que elas aguentam até quase um mês sem se alimentar, então se você precisar viajar num fim de semana ou feriado curto, deixe bastante ração e água disponível e vá tranquilo.
- Além da alimentação, água e o terrário, elas apenas precisam de umas toquinhas para se esconderme e se sentirem mais confortáveis
- Se você quiser criar um ambiente mais confortável para elas pode usar um substrato, também muito barato já que não precisa de trocas constantes, eu recomendo os feitos para répteis, ou apenas pó de fibra de côco, que é mais barato ainda, só tome cuidado para não comprar dana com químicos, escolha sempre as marcas 100% naturais.
- Mantenha o terrário limpo (trocando a comida todo dia e retirando as sobras) e você quase nunca precisará trocar esse substrato, em torno de uma vez a cada 3 meses ou mais você precisará trocar esse substrato. Aqui eu não troco nunca pois crio junto com as baratas uns mini tatuzinhos que limpam o substrato, mas disso falaremos no tutorial sobre terrários.


OUTRAS INFORMAÇÕES:
- São animais SOCIÁVEIS,existe até um estudo científico comprovando que baratas podem morrer mais cedo de depressão se deixadas sozinhas. Se for ter baratinhas, tenha no mínimo duas, você vai reparar que ficarão sempre juntinhas, e não irá mudar em nada seu orçamento.
- Se você quer ter uma colônia inteira, exemplo, para criação de alimento vivo para outros animais, também é muito fácil, afinal elas se reproduzem muito fácil, basta a temperatura estar alta (em torno de 28ºC) e o ar estar bastante úmido, para isso você pode usar um borrifador e borrifar água no terrário de vez em quando, mas você só poderá fazer isso se seu terrário for bem ventilado, se ficar muito abafado você irá criar fungos que podem ser prejudiciais para as baratas.
- A gestação da fêmea fecundada, dura de 60 a 70 dias e ela pode dar à luz de 30 a 60 filhotes.
- As baratas fazem a muda de exoesqueleto (ecdise) em torno de 6 ou 7 vezes desde que nascem até chegarem ao tamanho adulto o que acontece em torno de 6 meses. Quando a barata estiver pronta para fazer a muda, você notará uma linha vertical no meio das costas do animal, como se fosse uma rachadura. Você tembém irá notar que ela ficará mais quieta e comer menos logo antes de fazer a ecdise. O ideal é não jogar o exoesqueleto fora, pois elas comem os mesmos aproveitando os nutrientes ainda presentes neles.
- As baratas chegam à maturidade com 5 a 10 meses. O tempo de vida médio de uma barata gigante de Madagascar é de 3 anos.


Crawly e sua dona - Foto de briebrieblooms.com
Naf e Tali, os dois machos da amiga Mírian


LINKS ÚTEIS: Bom, Bonito e BARATA - PARTE2 (Como montar um terrário para sua barata).

The Cockroach Club, um site com mais informações sobre esses animais.

Duas pet baratas gigantes de Madagascar e sua dona, um vídeo fofo e informativo.

Uma pet barata GIGANTE MESMO (da espécie "Giant Burrowing Cockroach").

6 comentários:

  1. Olá, Juju! Tudo joia? Adorei seu site/blog! Parabéns! Continue nos brindando com essas informações legais!
    Interessei-me muito pela barata gigante de Madagáscar e gostaria de saber aqui em Brasília. Obrigada! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Digo, gostaria de saber onde compro aqui em Brasília…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Obrigada pelos elogios fico feliz que o blog esteja sendo útil. Infelizmente, como moro no Rio, não sei aonde vende em Brasília. Mas sei que alguns criadores entregam em todo o Brasil. Entra no grupo do facebook "Pet Invertebrados (terrestres)" Lá tem alguns criadores ;)

      Excluir
  3. Olá Jara! Parabéns pelo blog! Tenho algumas dúvidas sobre reprodução. E quantas em média, é a ninhada desta barata? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jara! Parabéns pelo blog! Tenho algumas dúvidas sobre reprodução. E quantas em média, é a ninhada desta barata? Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá. Quando você comprou elas,tinham quantos meses? Estou querendo comprar no mercado livre e o vendedor disse que para saber exatamente o sexo eu tenho que comprar adulto, porém como elas são criadas em colônia tenho receio de que elas não sejam sociáveis como as mais jovens. Eu também queria todas do mesmo sexo pois só quero como Pet mesmo.

    ResponderExcluir