domingo, 27 de julho de 2014

Corrosão da concha de Caramujos de água doce


Ampulária adulta com concha corroída.

Filhotes de Ampulária com conchas em perfeito estado.
Olá, aqui é Juju! Vim falar com vocês sobre a corrosão da concha dos caramujos de água doce. Aquaristas principalmente aqueles que curtem os aquários plantados e comunitários, costumam por invertebrados aquáticos em seus aquários, como camarões e caramujos.
Os caramujos precisam de muito cálcio no período de desenvolvimento e crescimento, e precisam de um tanto de cálcio para manter a concha saudável pela vida toda. Quando não há cálcio na água, a concha dos caramujos começa a sofrer uma erosão, o que além de tornar a concha do animal feia, pode levar à morte do animal mais tarde.
Se você quer entender como funciona essa corrosão e como evitá-la (bem como a relação de PHs ácidos e alcalinos com as conchas dos caramujos) eu recomendo a leitura desse artico SUPER completo, aprendi muito com ele: http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&id=76

Agora para resumir e adiantar algumas coisas: COMO REPOR O CÁLCIO NA ÁGUA PARA MEUS CARAMUJOS?
- Primeiramente deve-se ajustar o GH da água, existem dois produtos da marca Sachem que eu gosto muito, o replenish que é mais barato (porém não pode ser usado em aquários plantados pois contem cloretos que queimam as plantas) e o Equilíbrium que é mais recomendado para aquários plantados.


Foto de waterzoo.co.uk
Foto de aquaessentials.co.uk


























































- Em águas de ph alcalino é mais comum ter uma boa concentração de calcio (não significa que toda água alcalina é bom para os caramujos, as ampulárias por exemplo gostam de ph 7,2~7,4). E águas de ph ácido são prejudiciais para os caramujos pois correm a membrana orgânica que eles possuem em volta das conchas. (Quando essa membrana é perdida ela não volta mais e sem ela a erosão da concha é muito mais rápida.)

- Rochas calcárias, substrato de conchas trituradas (Aragonita) e outros materiais feitos para aquários de ciclídeos africanos, são ótimos para os caramujos pois eles contém muito cálcio, PORÉM eles alteram o ph da água deixando-a alcalina, portanto se a fauna do seu aquário precisa de um ph mais baixo essa não é a maneira ideal de repor cálcio para seus caramujos.


- Osso de Siba (aquele muito fácil de achar em pet shops, vendido para aves, em inglês "Cuttlefish bone"), você pode deixar ele na água (ou ou prender ele em alguma coisa para que ele fique no fundo) até ele se dissolver por completo. Ele não irá alterar o ph da água do aquário e irá durar em torno de um mês, saindo muito barato a longo prazo.

Osso de Siba natural da Pássaro Forte
Osso de siba inteiro (foto: centraldospassaros.com)
O problema com o osso de siba é que ele não é NADA ecológico. Esse osso, que na verdade é uma "cocnha" vem de um animalzinho chamado Sépia. Infelizmente a pesca desse animal é predatória, não existe criação de sépia, os caras vão lá, no extravismo puro, matam as bichinhas da natureza pra pegar esse osso. Por tanto, agora que eu sei disso e graças ao amigo Walther descobri uma alternativa, vamos ao próximo método...

- Pastilhas de Cálcio vendidas em farmácia. Existem várias marcas, e normalmente são pastilhas mastigáveis. Desde que sejam apenas o carbonato de cálcio e não tenho nenhum aditivo, está ótimo para usar no aquário e é um ótimo substituto ao osso de siba. A diferença é que ele se desfaz mais rápido, em contato com a água a pastilha desmancha e vira um pozinho. Se você tem um substrato de grãos grandes ele pode entrar no substrato e ficar inacessível para as ampulárias, então coloque ele em cima de alguma pedra ou pratinho para evitar isso.




Pastilhas de cálcio CalSan (Foto-Google)
AVISO: Não use "blocos" de calcio, como Reptocal para répteis e "blocos de osso de siba", pois esses blocos contém giz e gesso prensados, cloretos e outras substâncias que podem fazer mal para os animais do aquário. 

SIGAM @jarapets no Instagram! Bjbj!

15 comentários:

  1. O Osso de Siba natural funcionou mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim Luan, ajuda a fornecer cálcio na água, daonde elas o absorvem. Raramente você verá elas raspando o osso, a intenção é que ele vá lentamente se desfazendo na água e logicamente liberando cálcio pras ampulárias. Essa é uma medida preventiva, não é solução para casos avançados de corrosão, nesses casos você precisa não só melhorar as condições da água mas parar a corrosão de alguma maneira como com epóxi como explicado no link do planeta invertebrados :)

      Excluir
  2. Juliana aproveitando a oportunidade, quais peixes você indicaria para conviver num aquário comunitário de 100L a 150L com algumas ampulária diffusa?
    Obs; aquário plantado!!!

    já ouvi muitas pessoas falando que algumas especies machucam as ampulárias.

    ResponderExcluir
  3. eu usei osso de siba em meu aquario e nao sei o pq o ph aumentou estava entre 6.8 e 7.2 depois de alguns dias estava em 7.5 por 3 dias fiz os procedimentos pra baixar o ph porem ele aumentava retirei o osso de abaixei o ph vamos ver o resultado se realmente foi o osso ou mera coicidencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luciano, tem certeza que era osso de siba puro? Pois tem umas misturas chamadas "ossiba" que aumentam o ph.
      Se é o osso puro mesmo ele pode sim aumentar o ph um pouco se você colocar uma pedaço muito grande ou varios pedaços em um aquario muito pequeno, mas normalmente a quanidade de osso é pouca demais para mudar o ph.
      Faça o teste pra ver se foi isso mesmo, abraço!

      Excluir
    2. foi osso de siba mesmo la tinha o OSSIBA ate fiquei na duvida mas pesquisei pra ver o certo inclusive o ossia tem gesso e bicarbonato tmb achei muito estranho mas ...
      obrigado pelas dicas abracos

      Excluir
  4. Juliana, muito bom o texto, parabéns! Isso que seria o tal osso de Siba que você menciona?

    http://www.proaquarista.com.br/repteis-e-anfibios/suplementos/zoomed-turtle-bone-calcio-p-tartarugas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim mas sem ler a caixa não tenho como dar ceteza pois alguns produtos se parecem mas tem adição de outras substâncias. O importanté é sem 100% NATURAL (osso de siba natual)

      Excluir
  5. Ola Juliana, fiquei com duvida sobre a adiçao de Calcio... Me ajuda. O osso. Siba é utilizado para liberar calcio na agua, e nao servir de alimento. O Calsan, é para servir de alimento ou devemos dissolve-lo e joga'lo na agua do aqua?

    Parabens pelo texto.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Claudio. Todas essas formas de cálcio vão se dissolver na água e depois ser absorvidas aos poucos pelos caramujos. Dependendo da nescessidade pode ser que alguns caramujos realmente comam o calcio, raspando o osso de siba etc, mas não é comum.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta Juliana...
      Então posso dissolver o Calsan na água e jogar no aquário...
      Estou oferecendo os alimentos sugeridos aqui no site... os pepinos elas devoraram, o espinafre não demonstraram muito interesse...

      vou testar o feijão e a ervilha também.

      E vou providenciar o cálcio na água, ou com o Osso de Siba ou com o Seachem Equilibrium.

      Feliz Natal.

      Excluir
    3. De nada querido. Fico feliz em ajudar.
      Isso faça assim que está ótimo. As folhas, (couve e espinafre) realmente elas nao sao tão fãs mas faz muito bem. Elas costumam comer quando ja esta meio velha a folha, na natureza elas nao comem plantas vivas apenas materia morta no fundo. Dê abobrinha, pepino é bom mas tem pouco valor nutritivo comparado com outros legumes, abobrinha, giló, pode testar de tudo nessa vertente hehe veja o que elas gostam :)

      Excluir
  6. Esse ossiba, poso usar ele??
    Nao estou encontrando outro ora comprar..

    ResponderExcluir
  7. Uma dúvida, qnt usar de pastilha de cálcio? Uma por semana? A cada tpa? Estou com esse problema com minhas ampularia.obrigada

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, gostei da parte ecológica, quase ninguém se preocupa com as vidas perdidas.

    ResponderExcluir