Casal de ampulárias (comendo cenoura) |
Ampulárias (Pomacea diffusa) são caramujos de agua doce que NÃO SÃO hermafroditas, ou seja para reproduzir, você precisará de um macho e uma fêmea, e para controlar o crescimento da população você poderá separar os machos das fêmeas.
Então vamos por partes:
- Qual é a diferença entre o macho e a fêmea ampulária?
O macho possuí um complexo peniano e a fêmea não.
- Aonde se encontra o complexo peniano do macho?
Ele fica no interior da concha, no lado DIREITO do animal.
(Não confundir com o sifão, que fica no lado esquerdo, o sifão é a maneira que a espécie desenvolveu para buscar ar na superfície sem precisar sair completamente da água, o que é uma proteção, já que fora da água elas ficam vulneráveis sendo facilmente encontradas e comidas por aves)
sifão - no lado esquerdo do animal |
- Como identificar o sexo da ampulária de maneira precisa?
Vídeo tutorial para identificação do sexo da ampulária
Assista o vídeo e se precisar leia a explicação mais detalhada a seguir:
1. Primeiro peque o animal com a mão esquerda e posicione seu dedo da mão direita perto dele para que ele possa subir. Animais mais acostumados com o toque irão subir rapidamente, se o seu não está acostumado ele pode demorar um pouquinho a sair da concha, seja paciente e calmo, qualquer movimento brusco que você fizer fará com que ele volte a se esconder.
2. Deixe que o animal suba no seu dedo e deixe que ele se prenda bem antes de prosseguir.
3. Quando o animal já estiver bem preso no seu dedo, com sua mão esquerda vá puxando DEVAGAR a concha do animal para trás, para que você consiga ver seu interior. Faça isso com MUITA delicadeza e calma para não machucar o animal, nem assustá-lo ou terá que recomeçar. Puxe um pouquinho, solte, puxe mais um pouquinho, e vá fazendo isso até que você consiga ver acima da cabeça do animal, dentro da cavidade da concha. Se o animal estiver andando, você pode apenas segurar a concha enquanto ele vai se puxando para fpra, o objetivo é que você consiga ver a cavidade da concha.
4. Agora basta ver se existe complexo peniano no lado direito da cavidade da concha ou não.
FÊMEA |
MACHO |
Para quem quer saber mais sobre as ampulárias visite este artigo do Planeta Invertebrados.
E se você quer saber como reproduzir e cuidar do cacho de ovos e dos bebês ampulárias entre nesse grupo do facebook: Ampulárias e caramujos, pois nos arquivos do grupo eu criei um tutorial sobre isso, prometo que em breve esse tutorial estará aqui no blog. ;)
Créditos para minha amiga Mírian Nunes que cria Ampulárias a tempos e me ensinou tudo isso!
Bjbj!
O meu caramujo deu ovinhos em cacho e claro RS.pela primeira vez eu não sei o que fazer entendi as coisas que você falo só que estou confusa parece que não tem nada eu já redirei do aquário agora eu faço o que? Meu nome é vanilda boa noite
ResponderExcluirOi Vanilda td bom?
ExcluirSe ja passaram mais de 4 semanas e não houve nenhuma mudança no cacho ele pode não estar nem fecundado, as instruções corretas sobre cachos e filhotes estão nesse post aqui ó:
http://jarapetsblog.blogspot.com.br/2014/07/de-cacho-de-ovos-bebes-ampularia.html?m=1