domingo, 27 de julho de 2014

Colônia de Besouro do Amendoim - PARTE 2

Besouros do amendoim
Olá, aqui é juju! Postei hoje como manter sua colônia de besouro do amendoim da maneira mais simples possível, e agora vou explicar uma maneira mais complexa que permite separar os besouros das larvas para facilitar na hora de catar as larvas e controlar melhor o crescimento da colônia. Esse método é o mais usado pelo pessoal de fora, aprendi ele assistindo vídeos americanos.
Se você ainda não viu o outro post veja pois muita coisa falada aqui será com referência ao post anterior ;) http://jarapetsblog.blogspot.com.br/2014/07/colonia-de-besouro-do-amendoim-simples.html
OBS: Não fui eu que inventei esse sistema, eu aprendi a fazer esse tipo de colônia no YouTube, com tutoriais em inglês, vou deixar no fim do post o link para quem quiser aprender ainda mais.

RECIPIENTE: O recipiente será um gaveteiro de mesa plástico com três gavetas (pode ser apenas duas, mas para um controle melhor sugiro três gavetas), se você só encontrar com duas gavetas, você pode comprar dois iguais de duas gavetas e encaixar um no outro como eu fiz.
Meu gaveteiro - Foto de kalunga.com.br

Vou explicar como esse sistema com o gaveteiro irá funcionar.
1-A primeira gaveta (a de cima) será o lar dos seus besouros. Nessa gaveta nós faremos algumas alterações. Vamos cortar o fundo e vamos substituir ele por uma tela bem fina (a mesma usada para a ventilação no outro post). Você também irá fazer a ventilação nesse sistema, irá cortar retângulo fino na horizontal da parte traseira da gaveta e colar a tela lá (como ensinado do outro post). 
2-A segunda gaveta ficará apenas com as larvas (as larvas que nascerem na primeira gaveta irão cair para a segunda pela tela, lembre-se de usar uma tela fina, para que os besouros não passem, apenas as larvas recém nascidas e os ovos). Nessa gaveta elas irão crescer e engordar.
3-A terceira gaveta pode nem existir, você pode ficar apenas com besouros e larvas, o único problema é que quando as larvas maiores começarem a virar pupa, as outras larvas podem comer a pupa, então se você quer ter um maior controle da sua colônia, e não perder nenhum indivíduo, você pode na terceira gaveta, por as larvas maiores (que são as mais usadas para alimento) que já estarão quase se tornando pupa, e as pupas, quando aparecerem besouros na terceira gaveta, você os passa para a primeira gaveta, recomeçando o ciclo. É bem simples!

Para montar seu gaveteiro você irá precisar de:
- Um gaveteiro plástico com duas ou mais gavetas.
- Uma tela fina (ideal é que seja uma tela de metal pois não suja tanto e é mais fácil de limpar, mas como é muito difícil encontrar, pode ser uma tela de mosquiteiro (poliéster/nylon)
- Tesoura

- Estilete
- Cola quente
Materiais necessários para começar uma cultura avançada
 (Para entender bem o passo a passo veja primeiro o post da colônia simples pois lá tem mais fotos explicativas, infelizmente não tirei tantas fotos da montagem dessa cultura.)
Comece cortando um retângulo fino da traseira de cada gaveta. Depois corte o fundo da primeira gaveta. (Não precisa cortar ele inteiro, pois a armação desses gaveteiros costuma passar por de baixo das gavetas nas bordas, então corte uns dois dedos afastado de cada borda. Depois que a gaveta de cima estiver furada no fundo e todas as gavetas tenham um buraco para ventilação na parte traseira, pegue a tela que você comprou e corte-a meio centímetro maior que os buracos. Depois, cole a tela com cola quente nos buracos, de preferência por dentro (apenas por questão de estética). Por fim coloque cerca de um ou dois dedos de substrato em cada gaveta (para saber mais sobre o substrato veja o primeiro post).



O fundo da gaveta deverá ficar assim:



Como o gaveteiro e o sistema inteiro deverá ficar:

Na última foto dá pra ver que não tem cultura na última gaveta. Eu decidi deixar o meu sistema com apenas duas gavetas mesmo, pois não tenho muito espaço para crescer a cultura então, se as larvas e besouros comerem algumas pupas não será tão ruim assim. Na foto acima eu estava usando a última gaveta para guardar o saco de amendoim cru.

OBS: FORMIGAS! Bom o maior causador de problemas para as colônias de besouro do amendoim e semelhantes como tenébrios, é o ácaro, como eu já mencionei no primeiro post. Porém na minha casa nós temos sérios problemas com formigas (aquelas de açúcar mesmo) elas atacam a ração dos nossos bichos e quem mais estiver na frente, então logicamente elas adoraram essas gavetinhas cheias de amendoim e aveia, portanto, como eu já não estava utilizando a terceira gaveta pro sistema, eu tirei a gaveta e deixei apenas o pé, e coloquei o gaveteiro dentro de uma vasilha com água resolvendo assim 100% o problema das formigas. Semana que vem irei testar colocar vaselina sólida em volta do pé (pois o pote com água é feio, ocupa espaço e evapora rápido), se a vaselina funcionar venho aqui atualizar vocês.
Como meu sistema está agora:


Bom espero que o post tenha sido de alguma ajuda, MAS se nada disso ajudou ou se ficou tudo muito confuso e você entende bem inglês, assista esse vídeo que foi o que me ensinou a fazer isso tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=B8M2uessLgM
Bjbj!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO:
A vaselina sólida funcionou!! Se você também está tendo problemas com formigas invadindo sua colônia de besouro do amendoim (ou tenébrios, etc), passe vaselina sólida em volta do pote (uns dois dedos é o suficiente) que as formigas NÃO CONSEGUIRÃO subir, eu garanto! ;)
Vaselina sólida
Passando vaselina no pé do gaveteiro
Gaveteiro livre de formigas!


OBS: No final das contas eu voltei para a colônia simples num pote, que é muito mais difícil de limpas, porém, mais fácil de manter. Essa colônia em gavetas exige que você constantemente fique de olho na colônia para manter cada qual em seu lugar, e eu não tenho muito tempo disponível no meu dia para esse tipo de cuidados, portanto a colônia em pote plástico é agora a minha atual, se quiserem ver como ela está, vejam as últimas fotos da PARTE 1.

4 comentários:

  1. Até que eu gostaria de uma barata/aranha de estimação, mas minha mãe não me deixa ter nem outro cachorro, se ela pegar uma barata no meu quarto , ela pisa :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ian, essas baratas são bem mal compreendidas, meu pai e meu namorado já falaram que se ela fugir e aparecer no chão eles vão pisar hahaha, tadinha.

      Excluir
  2. Juliana Eles adoram banana maçã ficam gordinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Olha frutas em geral NÃO SÃO recomendadas, pois são úmidas de mais. O excesso de umidade pode causar varios problemas na colônia como fungos e os tão temidos ácaros que podem dizimar uma colônia inteira em pouco tempo.
      Esses animais precisam de uma fonte de umidade, mas se for umidade em excesso pode causar problemas.
      O ideal é a cenoura, é a fonte de água que mais utilizo para a colônia de besouros do amendoim, pouc ela não solta tanta água e não molha o substrato, é perfeita. Também pode usar a ponta de uma batata cortada com casca, assim a casca em baixo protege o substrato e o mantém seco, e em cima a batata fica aberta para ser consumida.

      Cascas de frutas e pedaços de fruta em geral, batata sem casca, etc, não são muito recomendados por essas questões :) Espero ter ajudado.

      Excluir