domingo, 27 de julho de 2014

Colônia de Besouro do Amendoim


Colônia de Besouro do Amendoim
Olá, aqui é Juju! Gostaria de compartilhar com vocês esse pequeno tutorial que fiz sobre como começar uma cultura de besouro do amendoim. Primeiramente vou apresenta-los à vocês. A larva do besouro do amendoim (Palembus dermestoides) é um ÓTIMO alimento vivo, pois é grande fonte de proteínas e nutrientes. Várias espécies de animais podem se alimentar dessas larvas, desde insetos carnívoros como os louva-a-deuses e escolopendras, até peixes e répteis pequenos. 
Para animais maiores como alguns répteis, anfíbios e peixes de grande porte é recomendado o uso da larva tenébrio (Tenebrio molitor) ou até mesmo o tenébrio gigante (Zophobas morio)
Fora o tamanho, são todos animais parecidos com mínimas alterações na alimentação (tenébios preferem aveia e ração, já o besouro do amendoim pode viver apenas com o amendoim cru) e na reprodução (as larvas do tenébrio gigante não viram pupa enquanto estiverem no stress da cultura, é preciso separar a larva da colônia para que fique sozinha, só então ela vira pupa/besouro).

Larva, pupa e besouro- Foto de preciolandia.com
Materiais necessários para começar sua cultura
Para começão você terá que comprar o inóculo (pequena porção de besouros e/ou larvas) para iniciar a sua cultura, eles rapidamente irão se reproduzir e começar a gerar novas larvas.

RECIPIENTE: O tamanho vai depender de você, quanto maior o pote, maior ficará sua colônia.
Recomendo recipientes de plástico, pois são fáceis de limpar e lavar quando necessário e não retém umidade. Se sua colônia estiver crescendo muito dentro do recipiente você tem duas opções: 1- deixar quieto e esperar que a colônia se estabilize/equilibre (depois de um tempo a colônia irá superpopular e depois se esquilibrar, haverá menos nascimenos e mais mortes até que a colônia se sinta confortável com aquele espaço); 2- passar para um recipiente maior e ir aumentando sua colônia de acordo com sua necessidade.

Para preparar o recipiente onde ficará sua cultura, você precisará de:
- Um recipiente com tampa.
- Uma tela de trama pequena (pode ser de metal, ou aquelas de mosquiteiro de plástico, só não recomendo as de pano/filó pois sujam muito).
- Tesoura

- Estilete
 - Cola quente

Com uma caneta marque um retângulo na tampa do pote e corte-o fora com o estilete


Corte a tela meio centímetro maior que o buraco na tampa e cole ela na tampa com cola quente. Isso é nescessário para os animais poderem respirar, você também pode fazer furinhos na tampa com um garfo, faca ou prego, mas quando o recipiente é grande e não dá para fazer mil furinhos a tela é a melhor opção e mais segura para que nenhum animal fuja. (Não deixe nenhum espacinho aberto.)


  SUBSTRATO: Seus besouros do amendoim vão precisar de comida e lugar para se esconder. O alimento principal do besouro do amendoim é o amendoim cru, mas eu particularmente gosto de colocar aveia grossa junto.
Não gosto de usar farinhas nem farelo pois possuem grãos muito finos tornando a limpeza muito mais complicada.
Além da aveia e do amendoim cru, também gosto de colocar um pouquinho do amendoim cru com casca, pois após os besouros comerem o amendoim que tem dentro, as cascas viram esconderijos e as larvas se concentram nelas ficando fácil de catá-las para usar como alimento. Misture um pouco de cada um e coloque no seu recipiente.

Aveia, amendoim cru e amendoim cru com casca
OBS: Antes de colocar substrato e alimento novo na sua cultura, CONGELE-O por 24 horas para esterelizar (evitando que outras espécies de besouro e ácaros venham junto).

ÁGUA: O besouro do amendoim também precisa beber água, então o ideal é você colocar uma fonte de umidade na cultura. Algumas pessoas colocam batata, cascas de fruta, mas eu não recomendo pois elas mofam e estragam muito rápido e tem umidade demais, podendo ocasionar o aparecimento de ácaros na cultura (Os ácaros podem dizimar uma cultura inteira em poucas semanas e é muito trabalhoso sumir com eles, portanto evite ao máximo umidade em excesso na cultura).
O que eu recomendo é colocar uma rodela de cenoura (ou mais dependendo do tamanho da sua colônia), a cenoura não libera tanta umidade mas é ótima para eles roerem e retirarem água. Depois que a cenoura estiver bem seca, tire-a da cultura para não estragar e coloque uma nova. Eu coloco uma rodelinha de cenoura por semana para a minha cultura (essa quantidade pode mudar de acordo com o tamanho da sua cultura).
Besouros comendo e absorvendo água da cenoura
Besouros com a cenoura já quase toda seca
OBS: Note que na foto tem um pedaço de plástico em baixo da cenoura. Isso é para evitar que a cenoura fique em contato direto com o substrato enquanto ela está muito molhada, pois molhar o substrato é deixar a colônia úmida, e umidade de mais = problemas. Dica: Use o próprio pedaço de plástico que você cortou da tampa para isso ;)

MANUTENÇÃO E LIMPEZA: Lembra que eu falei para não utilizar farinha e farelo na sua cultura pois dificulta a limpeza? Pois bem, os dejetos do besouro do amendoim formam um pó fino no fundo da cultura que de tempos em tempos precisa ser peneirado para dar espaço para adição de mais alimento novo e para evitar mal cheiro. Se você usar um substrato mais grosso como aveia e amendoim cru ao peneirar os dejetos você não irá jogar comida fora.
Para peneirar use uma peneira de trama finíssima pois o pó a ser retirado é muito fino e assim você evita perder larvas pequenas junto com os dejetos. MESMO ASSIM sempre sobra no pó muitos ovos e larvas recém-nascidas, então é imprescindível que você incinere todos os dejetos antes de descartar, bote no fogo, pois esses animais não fazem parte da nossa fauna nativa e é perigoso para a natureza descartar ovos e larvas no lixo.

Bom é isso gente, espero que o tutorial seja de alguma ajuda. A maneira como a minha cultura fica aqui em casa é diferente e um pouquinho mais complexa, então na semana que vem postarei um tutorial para essa colônia mais avançada que tenho em casa onde os besouros ficam separados das larvas para melhor aproveitamento e facilidade na hora de catar as larvas. Bjbj!




MINHA COLÔNIA:
Esse sisteminha simples e fácil de fazer serve em qualquer recipiente plástico desde que você consiga cortar a tampa. Lembre-se que quanto maior o recipiente maior ficará sua colônia.

Camada de 2cm de vaselina sólida, em volta do pote para evitar formigas.

12 comentários:

  1. para gerar os primeiros besouros e so fazer assim....

    ResponderExcluir
  2. Não, é preciso comprar a primeira colônia. Recomendo mercado livre.

    ResponderExcluir
  3. Eu como o besouro do amendoim porque é bom para a saúde e dizem que evita câncer, mas eles se multiplicaram muito e já falta espaço para eles na colônia. O tecido da parte de cima ficava cheio de besouro tentando respirar. Ontem eles furaram o tecido e saíram muitos de lá durante a noite. Coloquei quase todos os besouros num tabuleiro de bolo e assei. Será que eles preservam as suas propriedades medicinais assados há vários dias? Coloquei os assados na geladeira. Sinto falta de um fórum para falarmos sobre esse assunto. Sugiro a todos que comam os besouros. 1 para cada dez anos de vida no mínimo, comer todos os dias junto com a alimentação. De preferência coloque-os em líquido quente para que morram antes. Já comi larva sem ver e ela fez buraco na minha língua kkkk. Melhor jogar em líquido quente para evitar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo não posso ajudar nessa área eu realmente não sei MADA sobre consumo humano desses besouros, não sei dizer se conservam as propriedades.

      Excluir
  4. JULIANA, BOM DIA! O QUE ESTA JUNTO COM A SUA CULTURA? É CASCA DE ÁRVORE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, é sim, casca de pinus, botei para eles se esconderem pois ja tinha aqui em casa, mas qualquer pedacinho de papelão ja serve. Aquele rolinho de papelão de dentro do papel higiênico eles tbm adoram.

      Excluir
  5. Olá Juliana,
    Será que para começar uma colônia eu poderia comprar amendoim cru, eles não acabam vindo junto?

    ResponderExcluir
  6. ola ficaria muito grato se respondesse comprei pelo mercado uma colonia demorou muito tempo para chegarem e morreram o vendedor falou que os ovos n morreram qual e as condições ideais para eles chocarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá as condições são as mesmas da colônia em si, não deixe entrar umidade demais, temperatura ambiente, etc..deixe todo o conteúdo que vc recebeu no mesmo local onde vc manteria a colonia para nao perder nenhum ovo, deixe já no recipiente com o amendoim e os alimentos que for usar para que ao começarem a nascer eles já tenham o que comer. :)

      Excluir