terça-feira, 29 de julho de 2014

De cacho de ovos a bebês ampulária

Minha primeira ampulária, Nautilus
Olá, aqui é a Juju! Hoje vim ensinar vocês a cuidar (ou descartar se for o caso) do cacho de ovos da ampulária.
Na natureza, a mãe ampulária coloca seus ovos fora da água em algum tronco ou galho, para que os filhotes caiam na água ao nascer. Se os ovos ficarem em contato com a água eles estragam e não nascem. Em um aquário você precisa deixar 5 centímetros de vidro sem água para que ela possa por seus ovos confortavelmente.
Nautilus colocando seu primeiro cacho de ovos
Nautilus colocando seu primeiro cacho de ovos

Dependendo do seu aquário você não precisará mexer nos ovos, eles ficarão ali na umidade do aquário, irão eclodir e os filhores irão cair na água.
No meu caso, e que pode ser o mesmo de vocês, eu não posso deixar os bebês ampulária nascerem no meu aquário principal por vários motivos.
1. Tenho peixes que podem comer os filhotes recém-nascidos (como Labeo frenatus)
2. Meu aquário tem uma parte sem tampa, o que pode resultar em uma infestação de moscas no cacho que mataria os ovos.
3. A água do aquário principal não é ideal para o crescimento dos bebês, pois os bebês são muito mais exigentes com as condições da água.
Então para crescerem, preparei um aquário maternidade bem grande com todas as condições perfeitas para eles, mas primeiro, vamos falar do nascimento.

O CACHO DE OVOS: Para os ovos eclodirem eles irao precisar estar fora da água mas ao mesmo tempo estar úmidos. Então como você vai fazer para eles nascerem?
Retire o cacho do local, com a mão mesmo, se quiser pode usar uma daquelas luvas de latex (de dentista/médico) para ajudar.
Faça isso apenas 24 horas depois da fêmea por os ovos. Antes de 24 horas, eles ainda estão muito moles e você não vai conseguir movê-los sem esmagar tudo, mas também, muito depois, os ovos deixam de ser apenas água e começam a formar os bebês e seria maldade mexer com eles vivos, pois mesmo que você consiga tirar o cacho quase perfeito a mão sempre acaba esmagando um ovo ou outro. Então o ideal para mexer no cacho é 24 horas depois da mamãe os colocar.
O cacho é bem duro, mas a casca dos ovos é muito fina então você VAI acabar quebrando alguns, sem problemas, o cacho tem em torno 300 bebês, vai com fé, e tira eles de lá, vai escorregando pro lado pelo vidro até o cacho se soltar/cair. (Cuidado para não deixar cair na água, se cair retire rápido, os bebês não nascem se o cacho ficar dentro da água.)
Ex. de cacho de ovos com menos de 24horas
Ex. de cacho de ovos com mais de 24horas
ECLOSÃO: Pegue um potinho pequeno com tampa (ex: pote de sorvete) e coloque pouco menos de um dedo da água do seu aquário nele.
Pegue uma esponja comum (nova, limpa e sem químicos) e corte fora aquela parte verde e áspera, deixe apenas a parte amarela macia, recorte a esponja até que fique do tamanho do cacho e colocque ela no potinho, a água deve ficar até a metade da esponja.
Por fim basta por o cacho em cima da esponja, que vai mantê-lo umedecido, mas não molhado.
Cacho de ovos no dia seguinte de sua postura.
Eu sugiro umedecer o cacho uma vez por dia, você pode fazer isso com um borrifador de água (lembre-se de usar sempre a água do seu aquário), apenas uma borrifada leve, não enxarque o cacho de jeito nenhum.

Os ovos devem demorar no máximo 4 semanas para nascer, o meu primeiro por exemplo nasceu em apenas 13 dias, isso pode variar muito de acordo com a temperatura ambiente e outros fatores. Se passar de 4 semanas e não nascer nada, é muito provavelmente um cacho vazio (fêmeas muito velhas, ou muito novas, podem por cachos não fecundados). Com 5~10 dias você já deve notar pontos pretos dentro dos ovinhos. No cacho vazio, esses pontos nunca chegam a aparecer.

De uma olhada nos ovos todos os dias, sugiro olhar duas ou três vezes por dia, porque muitas vezes os filhotes precisarão de ajuda para nascer. Na natureza os cachos ficam presos em troncos fora da água e os filhotes caem na água com a gravidade. Com o cacho retirado do aquário, ele está na horizontal, e os filhotes irão ter dificuldade de sair. Se você olhar pro pote e os filhotes já tiverem começado a sair (ou se o cacho aparentar, de repente, estar molenga, finoe bem transparente, você já pode, com muita delicadeza, tira-lo a esponja, soltar o cacho na agua e ir desfazendo o cacho com o dedo, muuuito devagar para ajudar todos os filhotes a saírem. 
Aqui está um vídeo bem rapidinho que eu fiz mostrando como fazer isso: http://youtu.be/7fJ-ZMqznZs

Evolução do cacho desde o dia que foi posto (esquerda) até o dia do nascimento (direita).
Filhotes nascendo.


E SE EU NÃO QUISER/NÃO PUDER TER OS FILHOTES?
É simples, você tira o cacho do lugar onde a fêmea o colocou, esmaga ele (se como eu vc não tem estômagio pra isso enrrole bem em papel higiênico e esmague-o, ou peça para alguem fazer isso) e descarte-o no vaso sanitário. Nunca jogue-o no lixo! Pois os bebês nascerão e morrerão de fome e desidratação. Os ovos não irão de desenvolver dentro da água como já mencionamos antes, jogar o cacho no vaso sanitário é a opção mais segura de descarte, tanto para os ovos quanto para a fauna de onde você mora.

DICA: Você também pode, cortar o cacho para nascerem menos filhotes. Por exemplo, o cacho contém em média 300 filhotes mas você só teria espaço para 150 ampulárias adultuas. Corte o cacho ao meio, descarte metade e ponha a outra metade para eclosão. No meu caso deixei apenas 1/3 do cacho e nasceram mais ou menos 130 filhotes!

IMPORTANTE: É proibido vender (E doar ampulárias em grandes quantidades), apenas lojas autorizadas pelo Ibama têm essa permissão. Portanto não deixe nascer os filhotes se você não tem espaço para eles.
1/3 de um cacho que cortei.
UM ERRO FATAL: Nunca se esqueça, o COBRE é letal para todos os invertebrados aquáticos! Eu cometi esse erro e matei todos os bebês do primeiro cacho da Nautilus (minha primeira ampulária). Coloquei uma moeda de 5 centavos no potinho da eclosão, para tirar uma foto e mostrar a proporção de tamanho dos filhotes. A moeda de 5 centavos é de cobre e matou todos eles. Então muito cuidado com objetos de cobre na água!


Bebês recém-nascidos

AQUÁRIO DE CRESCIMENTO/ENGORDA: Você vai querer deixar um aquario especial para os bebes já preparado, pois eles são muito sensíveis e BEM mais exigentes quanto ao ambiente e a agua do que os adultos.
Parâmetros do "aquario-berçário" perfeito para os bebês ampulária:
 -70L comportará bem os 300 bebês até terem 2cm! Lembrando que eles chegam a 4, até 5cm quando adultos, se você for manter os 300 bebês precisará de um aquário de no mínimo 100L para todos eles
-OXIGENAÇÃO: Os bebês recém-nascidos ainda não conseguem usar seu sifão para buscar ar na superfície pois este ainda não está completamente desenvolvido, então é nessa fase eles tiram o oxigênio da água, é ESSENCIAL que a água esteja bem oxigenada, para isso basta colocar um compressor de ar com pedra porosa na ponta.
-Filtro: NÃO use filtro no início, pois eles podem entrar nele ou ficarem presos na sucção do filtro e morrerem. Espere até que tenham pelo menos 1cm~1,5cm para por um filtro. Para compensar faça muitas TPAs (trocas parciais de água)
-PH: SUPER ALCALINO (8.0)
-Kh: Basta por uma colher de bicarbonato de sódio para cada 20L de água (incluindo nas águas novas das TPAs) que o kh ficará excelente.
-GH: MUITO DURA. Como a água da minha casa é muito mole, tive q usar um produto para endurecer. Eu recomendo o Replenish da SACHEM, é muito bom mesmo.
-Substrato: Aragonita. A Aragonita é concha triturada, vai fornecer todo cálcio necessário para eles ficarem com conchas bonitas, saudáveis e crescerem beeem rápido. E de bônus ajuda a manter a agua super alcalina.

Bebês com 5 meses
COMIDA: Por fim você vai jogar no aquario, uma ração daquelas de peixes de FUNDO por dia (se quiser que seus bebês cresçam rápido e saudáveis, compre rações de boas marcas). Se tiver restos da comida ainda na manhã seguinte, coloque menos (1/2 ração, pois algumas são maiores que outras). À medida que os bebês forem crescendo, você pode ir aumentando a quantidade de comida.

SOBRE CRUZAMENTOS E CORES: Este aqui é um artigo do site Planeta invertebrados com informações e estudos sobre as cores e variedades das ampulárias, incluindo o resultado de alguns cruzamentos.
Espero que o post tenha sido de alguma ajuda e até o próximo! Bjbj!
Minhas três primeiras ampulárias, cores: Jade, Dourada e Púrpura

15 comentários:

  1. Muito bom gostei e aprendi bastante

    ResponderExcluir
  2. Muito bom gostei e aprendi bastante

    ResponderExcluir
  3. Juliana, só não concordo com essa ajudinha no momento do nascimento, o ideal é deixar que eles saiam sozinhos pois eles se alimentam da casca dos ovos, sei que para algumas espécies de insetos isso é muito importante, talvez seja assim também para as ampulárias! Fora isso muito boa a postagem, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ajudinha é SIM necessária principalmente se você está fazendo alguma
      selecao de cores e precisa que todos os individuos sobrebmvivam, sem essa ajuda se o cacho estiver na horizontal os filhotes podem nao chegar na agua. Se o cacho estiver ao natural ou seja pendurado na vertical como a mae bota ai sim a maioroa vai nascer bem

      Excluir
  4. juliana como faço para conseguir ampularias de cores diversas no RJ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi a venda, todas as que tive foram presentes de amigos que fizeram seleção de cores etc. Entre no grupo do facebook "Pet Invertebrado (Aquáticos)" lá de vez em quando aparece gente doando, mas é raro. Abraços!

      Excluir
  5. Artigo muito bom. Eu tenho das coloridas. Gosto muito, delas. QQ coisa, me chamem no meu e-mail. claudiomoreira01@gmail.com . Abraços

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas estou cheia de BB e louca pra que eles cresçam.

    ResponderExcluir
  7. Ainda hoje é proibida a venda dessas ampulárias-douradas?

    ResponderExcluir